Exposição
40 ANOS EM IMAGENS
Panorama de Artistas Visuais da Feira do Livro de Caxias do Sul
A exposição apresenta fragmentos de obras literárias e de memórias e histórias vividas no maior evento literário da cidade por importantes artistas visuais caxienses, de outros municípios do Rio Grande do Sul e de diversos estados brasileiros.
Assim como a imagem da primeira pegada do homem na lua, um livro aberto pela primeira vez por uma criança deixa marcas visuais e cria repertório artístico.
A exposição é composta por inúmeros traços, técnicas, referências e filosofia visual de artistas que buscam no universo onírico o mais profundo diálogo com todos que se propõem a ler imagens.
As paredes da Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, se transformam em um livro sem palavras, mas com muitas histórias de pessoas, de infâncias, de horizontes e de amor à narrativa visual e à Feira do Livro de Caxias do Sul.
Curadoria: Volnei Canônica - Presidente do Instituto de Leitura Quindim
Convite para a
Abertura da Exposição
Dia 27 de setembro às 20h, acontece a abertura da exposição "40 ANOS EM IMAGENS: Panorama de Artistas Visuais da Feira do Livro de Caxias do Sul".
Visitação:
27/09 a 31/10
segunda a sexta: das 8h às 18h
sábado: 10h às 18h
Horários estendidos nos dias que houver atividades relativas à Feira do Livro.
Artistas e Obras da Exposição
Artista
Adam Lucius Marini
Reside na gélida Caxias do Sul com sua esposa Iandra e sua cachorrinha linguiça, Lolla. É proprietário de um estúdio de design gráfico, onde desenvolve peças gráficas, marcas, storyboards e ilustrações diversas. Trabalha na área da publicidade e design gráfico há mais de 25 anos.
Como quadrinista, fazendo parte do Studio Tesla, ilustrou as graphic novels Machado de Assis - contos adaptados, Duque e as Mortes, Os Novos Atlantes e Dies Irae. Além quadrinhos para a revista O Caxiense e para a revista Stigma. Também ilustrou os livros infantis O Mistério do Oito Deitado e Ops!!! Cresci!!! Como ilustrador, é cocriador da série de desenhos animados AnimaZOO.
Obra
Machado de Assis - contos adaptados
Técnica:
Artista
Alexandre Camanho
Nasceu em São Paulo, em 1972. Estudou Artes Plásticas na USP e em 1999 começou sua carreira como ilustrador trabalhando para revistas e livros. Escreveu seis livros: A vida é um trem, Os três ratos de Chantilly, O galo e a raposa, Lauka e Guarda-chuva e Casa do Cuco.
No Salão FNLJ de 2015 ganhou os prêmios de melhor ilustração com o livro Os três Rato de Chantilly da editora Pulo do Gato e, melhor livro de imagem com o livro O Galo e a Raposa da SESI-SP editora. No mesmo ano recebeu o 2º lugar do prêmio Jabuti de melhor ilustração infantil. Representou o Brasil como melhor ilustrador pela FNLIJ/ IBBY em Auckland, Nova Zelândia no ano de 2016. Em 2012 ganhou 1º Lugar no prêmio Ibema de gravura, em Curitiba.
Participou das exposições: Doha, no Catar em 2014. Exposição no Museu Nacional de Brasília / Brasil em 2015; Time and Memory: Brazilian Contemporany Engraving/ National Historical Museum, em 201; Tirana- Albânia; exposição coletiva do segundo prêmio Ibema de gravura, em 2012 na cidade de Curitiba.
Obra
Os três ratos de Chantilly
Técnica: Bico de pena, nanquim, aquarela, acrílico
e lápis de cor sobre papel
Artista
Alexandre Rampazo
Nasceu em São Paulo. Formou-se em design, atuou como diretor de arte, é autor de álbuns/livros ilustrados e artista gráfico, Tem por volta de 70 livros editados, mais de oitenta menções entre prêmios, distinções, selos, reconhecimentos e shortlists. Recebeu a distinção “IBBY Honour List 2022” (Suíça). No Prêmio Jabuti teve 3 livros vencedores e por 10 vezes obras finalistas. É Hors Concours do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil recebendo esta premiação em 6 oportunidades. No Prêmio Biblioteca Nacional foi laureado duas vezes com 2º lugar e um 3º lugar, e ganhou o Prêmio APCA. Foi finalista do Nami Concours 2023 (Coreia); Recebeu o Premio Fundación Cuatrogatos (EUA); selos “Altamente Recomendável” FNLIJ; Troféu Monteiro Lobato; selos Cátedra UNESCO e tem obras no Clube de Leitura ODS da ONU, além de prêmio para projeto literário no CANNES LIONS 2016 (França), Facebook Awards 2016 (EUA). Participou da 26th Biennial of illustrations Bratislava (Eslováquia), seus livros estão nas listas “30 melhores livros infantis – revista Crescer” e tem obras selecionadas para o catálogo IBBY/FNLIJ’s Selection Bologna Children’s Book Fair, e livros selecionados no PNL–Plano Nacional de Leitura (Portugal). Seus livros foram publicados no Brasil, América Latina e Europa.
Em 2020 seu livro A COR DE CORALINE, foi transformado em samba de enredo e desfile carnavalesco pela escola Pimpolhos, a escola de samba mirim da Grande Rio.
Obra
Pinóquio: o livro das pequenas verdades
Técnica: Guache sobre papel kraft
Artista
Ana Thomas
Ana Thomas, é gaúcha e, este ano, completa 20 anos como escritora e ilustradora de livros para a infância, com mais de 60 títulos publicados. Participou de exposições como a Traçando Histórias, a Bienal de Ilustração de Bratislava, Semaine des Arts e o Salon Contemporain de Gravure na França. Também ganhou os prêmios Altamente Recomendável pela FNLIJ, 30 melhores livros do ano pela Revista Crescer e Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro.
Obra
Para saber voar
Técnica: Tinta acrílica, carimbo e colagem.
Artista
Anabella López
Formada em Design Gráfico pela Universidade de Buenos Aires, onde também foi professora durante vários anos. Em 2013 muda-se ao Brasil, Porto de Galinhas PE, onde mora atualmente. Seus livros já foram publicados na Argentina, Brasil, México, EEUU, Canadá, França e nos Emirados Árabes.
Ganhadora de diversos prêmios internacionais, seu trabalho já formou parte da mostra internacional de ilustração em Sármede, Itália: “Le immagini della fantasia" e da Mostra Internacional de Ilustração de Sharjah nos Emirados Árabes.
Em 2015 ganhou o primeiro lugar do Prêmio Jabuti, na categoria de Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil. E em 2017 seu livro “Barbazul” recebeu o Prêmio Cátedra 10, Selo Distinção, outorgado pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio. No mesmo ano obtém o Selo Altamente Recomendável 2018 da Fundação do Livro Infantil e Juvenil, e o Prêmio para Melhor Adaptação-Tradução Reconto Produção 2017.
Em 2019 seu trabalho recebe a Menção Honrosa no Concurso Iberoamérica Ilustra, da Fundação SM no México, sendo convidada a participar da Feira do Livro de Guadalajara. Também seu livro “Barbazul” ganha o importante Prêmio “Image of the Book” na Rússia, e seu trabalho é exposto na Feira Internacional do Livro de Moscou. No mesmo ano seu trabalho ganha o importante Selo “White Ravens” concedido pela International Youth Library, de Munique, na Alemanha. Em 2021, vários dos seus livros foram selecionados pela ONU para formar parte do seu Clube de Leitura do Desenvolvimento Sustentável.
Em 2022, seus trabalhos foram selecionados no concurso “The Children-Spectators” dentro da Feira do Livro Internacional de Bologna, na Itália. Também seu livro "Irmãs da chuva" ganhou o Prêmio FNLIJ Melhor Livro do Ano. Por último, em 2023, Anabella foi uma das finalistas do Prêmio Golden Pinwheel, na China, e seu livro "A rainha louca, louca, louca" foi exposto na Feira do Livro Internacional de Shanghai.
Tem mais de 50 livros ilustrados por ela, nos quais se destacam os projetos de sua autoria integral onde ela desenvolve a totalidade do texto, ilustrações e projeto gráfico. Eles são: “Barbazul”, “Um coelho”, “A força da palmeira”, “Outros mundos”, “Contos da selva”, “A rainha louca louca louca” e o mais recente "O homem, o rio e a caixa".
Obra
A força da palmeira
Técnica:
Artista
André Neves
Nasceu em Recife, é escritor e ilustrador brasileiro dedicado a produção de livros para infância e formação de leitores. Seus textos tem caráter sensível e poético, estrutura dinâmica e inteligente atraem os leitores com imagens particulares, criativas e de apuramento técnico. Reconhecido nacionalmente e internacionalmente a autor ministra cursos e workshops sobre leitura e imagem. Foi professor docente da Scuola Internazionale d'Illustrazione Štěpán Zavřel, Italia, de 2013 a 2018 e suas imagens passaram a compor catálogos, mostras e exposições sobre a arte de ilustrar para infância. Vive em Florianópolis, Santa Catarina.
Obra
Lua noite e dia
Técnica: Tinta acrílica sobre papel craft.
Artista
Antonio Giacomin
Nasceu em Caxias do Sul, onde, em 1980, iniciou-se no universo da pintura. Passou temporadas nos Estados Unidos, México e Europa dedicado a atividades de aperfeiçoamento de sua arte e de sua técnica. Além da produção artística que o caracteriza e diferencia, Giacomin desenvolve workshops, oficinas criativas e palestras, atendendo também a compromissos de cunho artístico em diversos eventos no Exterior. Ministrou workshops na Itália, Portugal, China e Espanha. O artista fez pela Europa turnês divulgando sua arte e ministrando workshops nas cidades de Fabriano, Bra (Piemonte) e Firenze, na Itália, e também em Montemor O Novo, em Portugal, entre outros. Participou do “Fabriano in Acquarello”, um dos maiores salões de aquarela do mundo. Giacomin viajou como artista convidado, representando o Brasil.
Viajou para a China, onde também foi como artista convidado, com a missão de pintar para outros artistas asiáticos. Foi convidado para fazer parte do júri e fazer a abertura do evento com uma Master Class do “Potrer Art” em Potrero de los Funes, Argentina. Retornou a China, numa viagem de quase 30 dias para compromissos como, exibições, encontro de artistas, pinturas plain ir, gravação de vídeos e demonstrações em conjunto com os demais artistas convidados.
Em 2022 retornou ao exterior divulgando e ensinando sua arte no Chile e Peru. Em 2023 retornou novamente à China para lançar seu livro de ensino em aquarela, escrito em mandarim e inglês e divulgar sua arte.
Já em 2024 participou do “Festival Internacional de Acuarela YAKU 2024 – Rio Cuarto – Argentina” e segue divulgando sua arte online e no seu estúdio.
Em 2007, Giacomin lançou o livro “Poesias em Aquarela”, um inventário de imagens temáticas resultantes de viagens empreendidas por várias regiões do Rio Grande do Sul. Em 2012, em parceria com o escritor Nivaldo Pereira, lançou o livro “Jeitos de Ser Brasil”, no qual registraram aspectos da cultura brasileira. Em 2014, em parceria com o escritor Marcos Fernando Kirst, lançou a obra “Serra Gaúcha: O Passado Presente”. Em 2015, também juntos lançaram ‘Insetolândia, Uma viagem ao Redor do Quintal”. Em abril de 2019, lançou o livro “Cores da Infância” que trata da infância do artista. Em outubro de 2021, lança na China o Livro Antonio Giacomin´s Guide to Watecolor Painting que se trata de um alto nível de ensino em aquarela nas versões em inglês e mandarim.
Atualmente, reside e trabalha em Caxias do Sul, Brasil, onde mantém o seu estúdio.
Obra
Ilustrações da vida - cores da infância
Técnica: Aquarela
Artista
Carlos Henrique Iotti
Iotti é jornalista, cartunista, radialista, apresentador de TV, gaúcho e torcedor fanático do SER Caxias. Criador de diversos personagens, entre eles o gringo Radicci, a empresa aérea Jaquirana Air, o menino Frederico e o seu gato Fellini, a dupla de criação Deus & O Diabo, além das charges políticas que rendem muitos prêmios e também xingamentos. Nos últimos anos tem se dedicado também ao mercado americano, com novos personagens e charges em inglês como Red & Neck e Mr. Stone, e gravando os programas de turismo B Side e de pesca On The Rod,que podem ser visto no YouTube nos canais Iotti TV e Cubo Play e na TV por assinatura Fish TV.
Obra
Radicci 4
Técnica: Desenho em nanquim sobre papel,
escaneado e colorizado no photoshop
Artista
Celso Sisto
Celso Sisto é carioca e multiartista! Escreve, pinta, desenha, borda e conta histórias e ainda tem larga experiência como professor, sobretudo de escrita criativa, em especial para quem quer escrever para crianças. Suas oficinas, presenciais ou on line são sempre um convite ao território mágico da fantasia e às possibilidades de extrapolar o mais do mesmo e inventar narrativas realmente criativas! Com mais de 80 livros publicados, com uma extensa formação acadêmica e com obras nas principais editoras do país e alguns significativos prêmios na área da literatura infantil e juvenil, Celso tem sempre a cultura popular e a tradição oral como grandes aliados ao seu exercício de criar!
Obra
Angelina
Técnica: Acrílica, ponta seca e colagem
Artista
Cris Eich
Aquarelista, autora e ilustradora de livros para a infância. Suas aquarelas estão presentes em mais de cem livros ilustrados de escritores como Cecília Meireles, Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Giba Pedrosa, Rosana Rios, Marcia Kambeba, Jonas Ribeiro, Leo Cunha e Bia Bedran entre outros.
Passa os dias criando histórias e viajando em aquarelas nas duas cidades onde mora : São Paulo , uma metróple caótica e a pequenininha São Bento do Sapucai – cidade onde cresceu sua mãe e onde moraram suas avós.
Mãe de duas mulheres, Caié e Juju e, mesmo que não morem mais com elas, fica imensamente feliz em saber que aprenderam a bater asas e estão voando por aí .
Obra
Do outro lado da rua
Técnica:
Artista
Ernani Carraro
Nasceu em Porto Alegre em 1962 e está radicado em Caxias do Sul desde 1989. Artista plástico, ilustrador e designer gráfico formado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) em 1987. Atuou vários anos na área publicitária como diretor de arte. Atualmente, dedica-se a projetos gráficos, livros e telas.
Tem participação como designer gráfico em mais de 120 obras literárias, de diversos autores.
Obra
Celeste
Técnica: Aquarela e caneta.
Artista
Fê
Formado em Arquitetura e Comunicação Visual e Pós graduado em Tecnologia Gráfica pela FAU-USP.
Morou 14 anos em Londres onde foi vinculado a agência de ilustradores The Bright Agency e através dela ilustroo vários livros para o mercado Norte americano, Coréia do Sul, Reino Unido.
Tem vários livros ilustrados em editoras voltadas à Literatura Infantil como Brinque-Book, Global, FTD, Atual, Paulinas, Larousse Junior, DCL, Moderna, Iluminuras, Papagaio, IBEP. É ganhador de vários e importantes prêmios literários.
Obra
O reizinho comilão
Técnica:
Artista
Frank Tartarus
Ilustrador autodidata que se tornou roteirista porque não tinha ninguém interessado em escrever algo para desenhar. Dentro do Tesla Studio escreveu (ao lado de Rafael Rodrigues) “Dies Irae”, obra que também desenhou, e “Os Novos Atlantes”, obra que escreve e colore.
Obra
Primata Robota
Técnica:
Artista
Fred Varela
Fredy Varela nasceu em Bom Jesus, no topo da serra gaúcha (lugarzinho frio, onde neve é coisa comum). É ilustrador, professor, designer, caricaturista e cartunista (UFA). Há mais de vinte anos vem atuando em jornais, agências de comunicação, editoras, instituições de ensino, entidades e qualquer lugar onde precisem de desenhos.
Tem suas ilustrações publicadas em mais de quarenta livros. Como ilustrador e chargista, tem no currículo sete anos d e trabalho no Grupo RBS, entre outros jornais e internet.
Também colaborou com estúdios de design e ilustração em Berlim, na Alemanha.
Ah, ele acredita que ‘‘desenhar é trabalho sim’’.
Obra
O aviador de sonhos
Técnica: Aquarela
Artista
Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso
Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso são uma dupla de artistas que lidera o estúdio criativo Gio e Doug Artes desde 2009, dedicando-se à criação artística através da música, teatro, animação, ilustração e diversas formas de expressão. Eles são também escritores e artistas visuais, especializados em design, eco escultura, pintura mural, fotografia e videoarte. Além disso, ministram oficinas, vivências e cursos de arte, criatividade e natureza para professores e pessoas de todas as idades, promovendo a exploração criativa e a conexão com a natureza. Gio e Doug são graduados em Licenciatura Plena e Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul e têm uma ampla experiência com ilustração de livros, exposições artísticas e projetos culturais de múltiplas linguagens.
Obra
Lova
Técnica:
Artista
Janaina Tokitaka
Janaina Tokitaka é escritora e ilustradora, tendo publicado mais de quarenta livros infantis. Seus livros “Escamas” (Cortez, 2014) e “Nanquim” (Cortez, 2016) receberam o selo “Altamente Recomendável” pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Suas ilustrações para o livro “O Mercado dos Goblins” (Companhia das Letrinhas, 2015) foram selecionadas para exposição na Bienal Internacional de Bratislava. Ela gosta de plantas, toca banjo e violão e gosta muito de cozinhar. Já teve muitos gatos de estimação, quatro cachorros e até duas galinhas.
Obra
Almoço de família
Técnica:
Artista
Karen Basso
Ilustradora e também arquiteta. O trabalho como ilustradora lhe surgiu através de um convite, em 2003. A partir da publicação do primeiro livro, “A Bengala Mágica da Tia Zuraide”, Karen começou a ilustrar para diversos autores, buscando adaptar seu traço e técnica à singularidade de cada história.
Obra
A lenda da bombacha
Técnica:
Artista
Laura Castilhos
Nasceu em 1959, em Porto Alegre. Incentivada pela família, Laura Castilhos desenha desde pequena, até perceber que gosta mesmo é de narrar histórias por meio de imagens. Ilustrou diversas obras infantis, como É verdade! É mentira (Editora 8INVERSO, 2012), de Dilan Camargo, e Aciranda da bicharada (Editora Edelbra, 2011), de Caio Riter. É professora no Instituto de Artes da UFRGS e oferece oficinas para crianças sobre o processo criativo da ilustração.
Obra
A árvore que dava sorvete
Técnica:
Artista
Lúcia Hiratsuka
Nasceu no sítio Asahi, município de Duartina (SP). Rabiscou sonhos no
quintal, ouviu histórias contadas pela avó japonesa e frequentou a escola rural.. Graduou-se pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e atua na área de literatura infantojuvenil há mais de 30 anos. Seus livros receberam importantes prêmios, sendo os mais recentes: Melhor para Crianças FNLIJ em 2015 por Orie, JABUTI 2019 de ilustração por Chão de Peixes, JABUTI 2019 Juvenil por Histórias guardadas pelo rio. Em 2023, o livro Amanhã foi Hours Concours AELIJ, Hours Concours FNLIJ Melhor para Criança, Prêmio Literário da Biblioteca Nacional, e Eu Primeiro recebeu o selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio 2023.
Obra
Orie
Técnica:
Artista
Margarida Botelho
Nasceu em Portugal em 1979. Licenciada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Sequential Design/Ilustration pela Universidade de Brighton, desde 2005 que publica livros para o público infanto-juvenil. Como acredita no compromisso entre arte, educação e mundo social desenvolve experiências criativas e inclusivas com várias comunidades em diferentes contextos. Idealiza e realiza projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais, museus em Portugal e noutros países. Criou com Mário Rainha Campos, o projeto intercultural ENCONTROS e a coleção de livros POKA POKANI em Moçambique, no Brasil, na Índia, em Timor-Leste, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Em 2015 foi nomeada pela DGLB ao Prémio Internacional ALMA - Astrid Lindgren Memorial Award. Criou o projeto BIG BANG BOOM! (oficinas + exposição + livro) ampliando o seu trabalho de autora e ilustradora a partir das experiências e imagens realizadas pelos bebés nas mesmas oficinas. Em 2020 e 2021 criou ilustrações ao vivo para diferentes espetáculos e filmes com o binómio arte e sustentabilidade como “A Tartaruga e o Menino do Mar” (Centro Cultural Belém/Fábrica das Artes) e “O Bosque” (Fundação Calouste Gulbenkian)
Obra
Eva
Técnica:
Artista
Mariana Massarani
Nasceu e mora no Rio de Janeiro. Ilustrou uns cinquenta livros infantis de diversos autores. Dentre eles, Victor e o jacaré, Marieta Julieta Raimunda da Selva Amazônica da Silva e Sousa, Leo, o todo poderoso capitão astronauta de Leox, Cidade espacial, Banho! e Aula de surfe são livros que eu escreveu a história e ilustrou.
Obra
Enreduana
Técnica:
Artista
Marilda Castanha
Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Lembra de sempre estar desenhando, em papéis ou no chão, nos móveis e até nas paredes. Fez Belas Artes na UFMG e quando começou a ilustrar livros descobriu que era o que gostava mesmo de fazer. Em 1992 fez o seu primeiro livro sem texto, o Pula, Gato!. Em 1997, participou de um seminário de ilustração em Bratislava, na República Eslovaca, e, quando voltou, escreveu e ilustrou um novo livro, Pindorama, Terra das Palmeiras, que ganhou prêmios no Brasil (o Jabuti de ilustração e o Prêmio de Melhor ilustração pela FNLIJ) e no exterior (o Prix Graphique Octogone e Prêmio Noma no Japão). Hoje, vive no meio de desenhos e histórias, em Santa Luzia, pertinho de Belo Horizonte, onde mora e trabalha. Tem uma filhinha, que também adora histórias e gosta muito de desenhar.
Obra
Sem fim
Técnica:
Artista
Marilia Pirilo
Gaúcha de Porto Alegre. Estudou artes plásticas e formou-se em Publicidade e Propaganda pela PUC/RS. Iniciou a carreira trabalhando com projeto gráfico, editoração e ilustração publicitária e editorial e, em 1995, ilustrou seus primeiros livros de literatura e não parou mais. Hoje, tem mais de 80 títulos no mercado editorial publicados com suas ilustrações. Em 2004, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive, e cursou oficinas literárias, estudou pintura, aquarela, acrílica e, em 2007, fez dois cursos de aperfeiçoamento em ilustração infantil em Sármede, na Itália.
Marilia é escritora e ilustradora, especialista em literatura infantil e juvenil. Escreve resenhas de livros, visita feiras literárias e escolas para conversar com os leitores e ministra palestras e oficinas sobre Literatura Infantil e Juvenil, livros e ilustração para professores e mediadores de leitura. Em 2008 publicou seu primeiro livro juvenil. Tem, atualmente, dezoito títulos publicados como escritora.
Obra
O menino do capuz vermelho
Técnica: pintura acrílica sobre papel e colagem
Artista
Marina Colasanti
Nasceu em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia. Residiu posteriormente em Trípoli, na Líbia, mudou-se para Itália e, em 1948, transferiu-se com a família para o Brasil, onde vive até hoje na cidade do Rio de Janeiro. É casada com o também escritor Affonso Romano de Sant'Anna e tem duas filhas, Fabiana e Alessandra Colasanti.
De formação artista plástica, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais. Foi publicitária. Traduziu importantes autores da literatura universal.
Seu primeiro livro data de 1968. Hoje são mais de cinquenta títulos publicados no Brasil e no exterior, entre os quais livros de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens e ensaios sobre os temas literatura, o feminino, a arte, os problemas sociais e o amor. Por meio da literatura, teve a oportunidade de retomar sua atividade de artista plástica, tornando-se sua própria ilustradora. Sua obra tem sido tem de numerosas teses universitárias.
É uma das mais premiadas escritoras brasileiras, detentora de vários prêmios Jabutis, do Grande Prêmio da Crítica da APCA, do Melhor Livro do Ana da Câmara Brasileira do Livro, do prêmio da Biblioteca Nacional para poesia, de dois prêmios latino-americanos. Foi o terceiro prêmio no Portugal Telecom de Literatura 2011. Tornou-se hors-concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), após ter sido várias vezes premiada.
Participa ativamente de congressos, simpósios, cursos e feiras literárias no Brasil e em outros países.
Obra
Antes de virar gigante e outras histórias
Técnica:
Artista
Matias Revello Vazquez
Arquiteto e ilustrador. Ele é conhecido por seu trabalho como ilustrador no livro infantil “Artigas, o Gato”, que foi lançado na Feira do Livro de Caxias do Sul em 2023. Além de ilustrador, Matias também é arquiteto e urbanista, seguindo uma tradição familiar de arquitetos que começou há mais de 100 anos.
Obra
Artigas, o Gato
Técnica:
Artista
Paula Taitelbaum
Nascida em Porto Alegre, é publicitária, produtora cultural, atriz, escritora e jornalista. Escreveu vários livros de poesia, leitura erótica para adultos e livros infantis. Eu versos eu (1998) foi sua obra de estreia na literatura.
Em 2013 lançou seu primeiro livro infantil, Palavra vai, palavra vem, no qual, além de ter escrito, fez as ilustrações a partir de colagens. Paula escreve para a Revista Claudia, Claudia Bebê, Estilo Zaffari, entre outras.
Obra
Bichológico
Técnica:
Artista
Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo é escritor e ilustrador. Tem livros publicados por diversas editoras, inclusive na Alemanha, França, México, Costa Rica, Portugal e Holanda. Autor de O sábio ao contrário, Caderno veloz de anotações, poemas e desenhos, Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões e Trago na boca a memória do meu fim, entre outros livros. Ganhou várias vezes o prêmio Jabuti com Dezenove poemas desengonçados e Fragosas brenhas do mataréu entre outros. É doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (autor de Abençoado e danado do samba – Um estudo sobre o discurso popular, Edusp – Prêmio Senador José Ermírio de Moraes da ABL 2014 e Prêmio Jabuti Teoria e Crítica Literária 2014). Pesquisador na área da cultura popular.
Obra
Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões
Técnica: Tinta nanquim em papel Schoeller
Artista
Roger Mello
Nasceu em Brasília, em 20 de novembro de 1965, e vem se destacando como ilustrador e autor de livros infantis, sendo um dos nomes mais aclamados pela crítica e pelo público. Suas cores fortes e quentes preenchem traços carregados de dramaticidade e espírito lúdico, emprestando às obras de outros escritores um clima marcadamente brasileiro e alegre. Esse também é o tempero essencial de muitos de seus livros, escrevendo principalmente recontos de lendas e histórias do folclore, revelando nuanças da alma e dos feitos do povo.
Obra
Meninos do mangue
Técnica:
Artista
Rosinha Campos
Nasceu em Recife, mora em Olinda e é autora de livro para a infância. Formou-se em Arquitetura e é pós-graduada em Literatura Infanto-Juvenil. Trabalhou com formação de professores em literatura para a infância e é co-fundadora da escola Usina de Imagens, de formação de ilustradores. Trabalha como ilustradora e escritora, desde 1994, tendo publicado 115 livros. Participou de inúmeras exposições de ilustração e recebeu vários prêmios como vários Selos Altamente Recomendável FNLIJ, Prêmio FNLIJ Odylo Costa Filho, O melhor livro de Poesia, Prêmio FNLIJ Lucia Benedetti – O melhor livro de teatro, Prêmio FNLIJ Figueiredo Pimentel – O melhor livro de reconto, Prêmio FNLIJ Figueiredo Pimentel – O melhor livro de ilustração, Melhor Livro Nacional para Bebês do Ano, Prêmio 30 melhores Revista Crescer, Açorianos, Jabuti, Cátedra Unesco PUC-RIO e White Ravens.
Obra
Coleção palavra rimada com imagens
Técnica: Entalhe em madeira, colorizado com o Adobe Photoshop
Artista
Vivi Pasqual
Artista plástica brasileira conhecida por suas obras que frequentemente exploram temas da natureza e da vida cotidiana. Ela tem uma presença significativa na cena artística de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, onde já participou de várias exposições e projetos artísticos.
Além de suas exposições, Vivi também é autora de livros que combinam arte e literatura, como "A Insônia dos Sabiás". Ela é reconhecida por seu estilo único e sua capacidade de capturar a essência de seus temas de maneira expressiva e envolvente.
Obra
Mil Folhas
Técnica:
Artista
Wagner Carsten
Wagner Carsten é desenhista, membro do grupo caxiense de quadrinhos Tesla HQ desde 2016, com quem tem duas obras autorais publicadas. Também atua como ilustrador e artista conceitual freelancer para o mercado editorial, publicitário e na indústria do videogame com clientes no Brasil, EUA e Europa.
Obra
A Nova Igreja
Técnica: Esboço em papel A4 e grafite 2b, acabamento e arte final digital.