Qualificar profissionais quanto às ações didático-pedagógicas relacionadas à literatura infantil e infantojuvenil, em especial ligadas à análise e à seleção de obras, bem como à realização de mediação de leitura literária em diferentes espaços.
Professores em exercício da docência na Educação Básica ou Superior, egressos de licenciaturas, assim como egressos de cursos como Psicologia, Biblioteconomia, Jornalismo, Designer, contadores de histórias, educadores sociais, demais interessados portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.
360horas + TCC Opcional
Período de inscrições: até 13/08/2023
DISCIPLINAS
MÓDULO I: FUNDAMENTOS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
História, Natureza e Função da Literatura Infantil e Juvenil
Poético na Literatura Infantil e Juvenil
Visualidade e Sentidos no Livro Literário
Narrativa na Literatura Infantil e Juvenil
MÓDULO II: PRÁTICAS METODOLÓGICAS, EDUCAÇÃO LITERÁRIA E MEDIAÇÃO CULTURAL
Espaços de Mediação de Leitura
Mediação Cultural: a Contação de Histórias
Mercado Editorial: Editoras, Escritores, Ilustradores e Designers
Tendências e Aplicações da Educação Literária e da Mediação Cultural
Unidade Integradora: da Teoria à Ação
MÓDULO III: TENDÊNCIAS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Tecnologias e Literatura: da Escrileitura à Constituição de Subjetividades
Presença Negra e Indígena na Literatura Infantil e Juvenil
Representação do Idoso na Literatura Infantil e Juvenil
Tópicos Especiais de Literatura Infantil
Tópicos Especiais de Literatura Juvenil
Elaboração de Projeto: Artigo, Proposta de Mediação ou Obra Literária
OPCIONAL: TCC com orientação de docentes do curso ou professores convidados