Na sexta-feira e sábado passados (14 e 15/01), o Instituto de Leitura Quindim (ILQ) abriu suas portas para ampliar o debate sobre educação. O seminário internacional “Diálogos & Percursos”, promovido pela Na Ponta do Lápis (Brasil) e Casa Bonini (Itália), e com apoio do ILQ, deu espaço para que profissionais do meio educativo trocassem experiências e ensinamentos em relação às abordagens pedagógicas em diferentes ambientes e países. O evento também teve o viés de aproximar profissionais, estudos pedagógicos e vivências de espaços educativos, todos esses com um objetivo em comum: a valorização da infância e da educação.
Lucia Sgorla, pedagoga idealizadora do projeto, relata que o seminário proporcionou experiências incríveis aos participantes. “Nesses dois dias, durante os diálogos, percorremos os percursos da educação infantil, da formação de professores, da concepção de infância; conhecemos ateliês, falamos sobre nossas experiências, sentimentos, nos emocionamos, atravessamos o oceano e voltamos, demos risadas, debatemos, falamos de feminismo, identidade de gênero, cidadania, política, pedagogia viva e educação na natureza”, destaca. A pedagoga ainda salienta que cada um contribuiu para uma verdadeira imersão a um mundo de possibilidades.
Para a pedagoga e supervisora do Ateliê Araçari (projeto do ILQ que recebeu destaque no seminário), Itelvina Prateado, o encontro deu a todos uma oportunidade de olharem a educação com outros olhos. “Com certeza os educadores que passaram pelo Instituto e pelo Ateliê neste final de semana, durante o seminário, saíram, de certa forma, mexidos e conectados com vários elementos que foram apresentados”, afirma. Ainda durante o evento, os participantes foram convidados a conhecer o espaço do Araçari, que os guardava uma surpresa. “Ali [ateliê], eles se depararam com aquilo que havíamos apresentado anteriormente. Um Ateliê preparado para eles, com marcas das crianças, como se elas tivessem acabado de sair dos espaços. Eles puderam ver os trabalhos das crianças, as interações, puderam entrar em contato e se colocaram no lugar delas, observando, desenhando e experimentando”, conclui Itelvina.
Volnei Canônica, presidente do Instituto, pontua que a participação da entidade no evento reforça seu compromisso com a sociedade. “O Instituto de Leitura Quindim tem como missão contribuir na garantia do direito à educação e à cultura de qualidade para crianças e jovens. Esse direito passa pelo aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e pelos profissionais que atuam diretamente com esse público. Apoiar encontros como Diálogos e Percursos faz parte do DNA do Instituto”, afirma.
Segundo os organizadores, após o sucesso da edição, um novo encontro está sendo programado para esse semestre. Para conhecer mais sobre o projeto “Diálogos & Percursos” é só acessar AQUI.
LEIA TAMBÉM
Comments