top of page

Eva Lindström é a vencedora do Prêmio ALMA 2022


A escritora e ilustradora tem 35 livros publicados e participação em diversas outras obras.

A escritora e ilustradora sueca Eva Lindström foi a grande vencedora do Astrid Lindgren Memorial Award 2022 (Prêmio ALMA). O anúncio foi feito nesta terça-feira (22). Ao justificar a entrega da honraria à Eva, o júri, que é presidido por Boel Westin, destacou as nuances das obras da artista. “Com pinceladas rápidas e coloração densa, Eva Lindström cria um diálogo ambíguo de texto e imagem. A fronteira entre as crianças, adultos e animais é fluida”, afirmam.


Eva tem 35 livros solo publicados e diversas participações em obras de outros escritores. Tem seu trabalho reconhecido por alguns outros prêmios, além de prestígio que ultrapassa as fronteiras da Suécia. Sua escrita e traço transitam entre o cotidiano e o existencial, combinando humor astuto com mistério absurdo. A ilustradora também já concorreu ao Prêmio Hans Christian Andersen, que revelou as ganhadoras de 2022 na segunda-feira (leia AQUI).


O ALMA foi criado, em 2002, pelo Conselho de Artes da Suécia, a fim de reconhecer a excelência do trabalho de autores, ilustradores, contadores de histórias e projetos literários. O vice-presidente do Instituto Quindim, o escritor e ilustrador Roger Mello, e o escritor, ilustrador e amigo do Quindim André Neves, foram os representantes brasileiros na disputa pelo ALMA. Essa foi a sétima vez que Roger concorreu ao prêmio e, como tem acontecido nos últimos anos, a indicação não é feita por nenhuma instituição brasileira. Mas sim pelo reconhecimento e prestígio internacional que o ilustrador tem ganhado ao longo de sua trajetória. No total, 282 nomes de 71 países participaram.


A escritora brasileira Lygia Bojunga ganhou essa honraria em 2004.



LEIA TAMBÉM



Kommentare


bottom of page