Já estão abertas as inscrições para o curso online “Oralidade e jogo cênico nas práticas leitoras”, criado e ministrado pelo ator, autor, diretor, promotor de leitura e contador de histórias José Mauro Brant. Promovidas pelo Instituto de Leitura Quindim (ILQ), as aulas serão nos dias 14 e 16, 21 e 23/03 (segundas e quartas-feiras), das 19h às 21h. Todos os encontros irão acontecer via Zoom (plataforma de videoconferência).
O combo das quatro aulas tem o valor total de R$250,00. Associados ao ILQ e conveniados ao Senalba, Sinpro, Sindiserv Caxias, Rede Caminho do Saber e ex-alunos dos cursos do Instituto têm desconto (é necessário solicitar o cupom via e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com). Os módulos também podem ser adquiridos separadamente, sendo cada um o valor de R$65,00. Neste caso de aulas avulsas, não há possibilidade de descontos.
O objetivo da oficina é criar uma reflexão, prática e teórica, em torno do conceito de Práticas Leitoras e do papel da oralidade como ferramenta preciosa para o promotor de leitura que pretende estimular no outro o desejo de ler. Um dos conceitos que faz parte do trabalho de Brant é a animação leitora. Mas o que é isso? Essa ação faz parte do papel do jogo cênico dentro das práticas de estímulo à leitura e nas relações do agente com o livro e com o público.
Um dos ganhos para os promotores de leitura, ao participar do curso online, é a possibilidade de criar um acervo com a arte de contar histórias, seus possíveis diálogos com as artes cênicas, suas aplicações em estratégias de promoção de leitura e em contextos pedagógicos e artísticos. Os encontros têm como público alvo educadores, atores, bibliotecários, assistentes sociais, recreadores e qualquer interessado em busca de ferramentas para potencializar suas práticas em sala de aula, instituições ou em família.
Módulos da oficina “Oralidade e jogo cênico nas práticas leitoras”
Pontos de partida – os caminhos da memória - 14/03
A etapa engloba: apresentações; o resgate de memórias de leitura; revisões de suas próprias histórias; a oralidade e as artes da memória; a transmissão oral e a afetividade; os narradores populares e suas lições; contos da tradição oral X contos autorais; caminhos possíveis.
A Prática - planejamento - 16/03
O que é ser um promotor de leitura?; Contar para ler - a oralidade e a promoção de leitura; Quais as competências e saberes que estão em jogo no ofício animação de acervos? A Escolha do repertório - critérios e seus desdobramentos; Saber ouvir - Reconhecendo estilos e preferências; Elencar técnicas e possibilidades fundamentadas da arte de contar histórias, na teoria e na prática.
A Prática 2 – Ação! - 21/03
Técnicas e possibilidades fundamentadas da prática de contar histórias em meios pedagógicos; Os narradores populares e suas lições; O domínio do espaço e do público – estratégias de engajamento com a audiência; Onde se equilibram os recursos expressivos do narrador artístico em ação? Palavras chaves - Foco, suspensão e retroalimentação; O que está em jogo na hora de contar? Oralidade e Jogo Cênico no ato de contar; Os novos espaços: Os desafios da transposição da linguagem dos agentes de leitura para os meios digitais.
Apresentação - 23/03
Apresentação prática dos alunos que vão criar ao longo do curso uma atividade leitora, lendo ou contando, que será apresentada ao vivo, de forma aberta ao público, no canal oficial do Instituto de Leitura Quindim no YouTube.
Quem é José Mauro Brant?
Foi em 1993, junto ao PROLER (Programa de Leitura da Biblioteca Nacional), que José Mauro Brant começou a pesquisar a linguagem dos contadores de histórias. Recuperar e promover a manutenção das cantigas de roda, das lendas populares e dos contos tradicionais brasileiros, além de difundir o livro e a leitura. Brant integrou diversos programas ligados ao livro e leitura como, por exemplo, o próprio PROLER, o Acelera Brasil (Fundação Ayrton Senna) e o Leia Brasil (Petrobrás).
Participou de eventos ministrando oficinas por mais de 20 estados brasileiros e em festivais internacionais em países como Espanha, Estados Unidos, Portugal, Colômbia e Cabo Verde. Tem cinco livros publicados e diversos artigos em veículos midiáticos de referência. Desde agosto de 2020, Brant tem se dedicado a ministrar oficinas online e criou o projeto “Reconto- Cada Qual no Seu Recanto”, mostra internacional de contadores de histórias que já está em sua décima edição. “O Paraíso mais belo do mundo”, seu mais recente espetáculo e que é baseado na obra do escritor português Valter Hugo Mãe, esteve em temporada online em julho de 2021.
LEIA TAMBÉM
Comments