top of page
Lucas Marques

Quintal da Língua da Portuguesa com Vinicius Terra é neste sábado


O encontro é a partir das 14h (Brasília). Foto: João Carlos Rocha

O Quintal da Língua Portuguesa está de volta e será neste sábado, dia 19 de fevereiro, com o músico e professor de português e literatura Vinicius Terra, natural do Rio de Janeiro. O encontro é a partir das 14h (Brasília) / 17h (Lisboa) / 18h (Luanda) / 19h (Maputo). A transmissão será via plataforma Zoom, como já era realizado na temporada anterior.


O público interessado deve adquirir o ingresso neste LINK. O valor do ingresso é de R$50,00 para público em geral e R$25,00 para conveniados (Senalba, Sinpro, Sindiserv Caxias, Rede Caminho do Saber e ex-alunos dos cursos do Instituto Quindim), mediante solicitação de desconto no e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com.


Conheça Vinicius


Nascido e criado entre os limites de Pavuna e São João de Meriti, localidades do Rio de Janeiro, Vinicius pode ser considerado uma daquelas pessoas que pega as adversidades da vida e as transforma em vitórias. Por meio da música e do ensino, Terra utiliza dos ensinamentos dessas dificuldades para lidar com questões sociais e torná-las em arte. Na vida de rapper e professor, o artista promove, há mais de 10 anos, um trabalho que visa a união e fortalecimento entre nações que falam o português.


“Debater sobre a língua portuguesa e seus rumos no mundo hoje, nos conectando aos nossos irmãos e irmãs do mesmo idioma é também um ato de descolonização da própria língua. É uma forma de encontrar aquilo que se perdeu na travessia do Atlântico para reconstituir (e reconstruir) a nossa própria história. É uma nova forma de valorizar o idioma em si, mas estimulando a consciência acerca de uma Nova Lusofonia”, afirma Vinicius ao comentar sobre a importância de valorizar a língua portuguesa.



Terra é criador do conceito “Rap Lusófono”, pelo qual promove palestras e workshops. Um dos resultados desse projeto é o “Versos que Atravessam o Atlântico”, registro musical com artistas do Brasil, Portugal e África Lusófona (países do continente Africano que tem o português como um de seus idiomas).


Entre 2017 e 2019, o músico viajou o Brasil com a exposição “A Energia da Língua Portuguesa”, além de se tornar curador musical do palco “EDP”, na Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP). O ano de 2019 também marcou o lançamento de “Elxs Ñ Sabem a Minha Língua {...}”, um álbum musical. O trabalho contou com a participação de artistas que têm grande significado no ambiente lusófono e também conta a história da língua portuguesa com o rap como fundo, explorando o trovadorismo do século XII até o hip-hop da atualidade. O disco pode ser conferido nas principais plataformas de streaming. Um dos prêmios de sua carreira é o “RespiArte” (Funarte) com a performance da canção “Vidas em Português” e pela “Lei Aldir Blanc” (Secec-RJ) com a “Oficina Rap Lusófono”.



Recentemente, Vinicius lançou “Meu Bairro, Minha Língua”, música de sua autoria destinada ao novo acervo do Museu da Língua Portuguesa (reinaugurado em agosto de 2021, na cidade de São Paulo). A canção contou com a participação de importantes vozes lusófonas como das brasileiras Elza Soares e Linn da Quebrada, do lusocaboverdiano Dino D´Santiago e da fadista portuguesa Sara Correia. O projeto conta também com uma websérie de 8 episódios disponíveis nos canais de TV Futura, RTP África e em streaming no GloboPlay (https://bit.ly/3Lfl4OV).



LEIA TAMBÉM





댓글


bottom of page