O renomado escritor Abdulai Sila, natural da Guiné-Bissau, é o convidado da edição de setembro do Quintal da Língua Portuguesa. O bate-papo virtual ocorre amanhã, dia 11 de setembro, a partir das 14h (Brasília) / Bissau (17h) / Lisboa e Luanda (18h) / Maputo (19h). O valor do ingresso é de R$50,00 para público em geral e R$25,00 para conveniados (Senalba, Sinpro, Sindiserv Caxias, Rede Caminho do Saber e ex-alunos dos cursos do Instituto Quindim), mediante solicitação de desconto no email institutodeleituraquindim@gmail.com. Adquira seu ingresso AQUI.
Formado engenheiro, economista e investigador social pela Universidade de Dresden (Alemanha), o escritor explora em suas obras a importância da escrita para uma geração que lutou e sonhou com o fim do colonialismo no país africano. Seu livro “Eterna Paixão” (1994) é considerado como o primeiro romance da literatura da Guiné-Bissau. Sila tem entre suas influências os escritores Luandino Vieira e Jorge Amado.
Após “Eterna Paixão”, que trata sobre mudanças sócio-políticas na Guiné-Bissau, Abdulai lançou as obras “A última tragédia” (1995), “Mistida” (1997), “Dois tiros e uma gargalhada” (2013) e “Memórias SOMânticas” (2016). Sila também foi co-fundador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, co-fundador da primeira editora privada, a Ku Si Mon Editora, e co-fundador da revista cultural Tcholona.
Sobre o Quintal
O Quintal da Língua Portuguesa é uma realização do Instituto de Leitura Quindim (Brasil), em parceria com o Bichinho de Conto (Portugal), Kacimbo Produção Cultural (Angola) e Associação Literária Kulemba (Moçambique). Os encontros são realizados no segundo sábado de cada mês, pela internet.
Criado em 2011, no Rio de Janeiro, por um grupo de artistas, dentre eles os membros fundadores Edna Bueno, Lucília Soares, Ninfa Parreiras, Ondjaki e o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica, o Quintal retomou seus encontros em 2021 para conversar sobre a relação de cada convidado com a língua portuguesa, explorando o fazer literário e a arte.
A curadoria conta com o time original, além da portuguesa Mafalda Milhões e o moçambicano Dany Wambire. A logomarca do projeto foi criada pelo premiado ilustrador pernambucano André Neves. Os encontros têm duração média de duas horas e são realizados pela plataforma Zoom. Os participantes recebem certificado emitido pelo Instituto de Leitura Quindim.
LEIA TAMBÉM:
Comments