top of page
Ronaldo Bueno

6 livros de Charles Perrault na Biblioteca Quindim

Atualizado: 5 de fev. de 2021


Ilustração do livro "Barbazul", de Anabella López. Crédito: Aletria Editora/Reprodução

Quem não conhece a história da menina de capa vermelha que leva uma cesta de doces para sua avó? Ou da princesa que só despertou do sono enfeitiçado com o beijo de um príncipe? Originárias da tradição popular europeia, essas narrativas foram reunidas pelo francês Charles Perrault (1628-1703), que ajudou a popularizar os contos de fadas como gênero literário.


Nascido há exatos 393 anos, em 12 de janeiro de 1628, Perrault está presente na Biblioteca Quindim! Veja alguns títulos do autor disponíveis para retirada das famílias associadas:


O Barba Azul (Companhia das Letrinhas, tradução Hildegard Feist, ilustrações Zaü)


Barbazul (Aletria Editora, texto e ilustrações Anabella López)


Era uma vez um homem muito rico que, por ter a barba azul, afugentava todas as mulheres. Ele havia se casado várias vezes, mas suas esposas tinham desaparecido sem deixar pistas. Publicada em 1697, na coletânea “Os Contos da Mamãe Gansa”, a história do Barba Azul inspirou livros, filmes, óperas e até balés.


Chapeuzinho Vermelho (Companhia das Letrinhas, tradução Rosa Freire Aguiar, ilustrações Georg Hallensleben)


Chapeuzinho Vermelho (Companhia das Letrinhas, texto e ilustrações Rui de Oliveira)


Apesar de já existir antes de ser publicada em livro por Charles Perrault, em “Contos da Mamãe Ganso” (1697), foi com o autor francês que a história de Chapeuzinho Vermelho ganhou o mundo, em diferentes versões.


Contos de Fadas (Companhia Editora Nacional, tradução Monteiro Lobato)


Contos de Fadas (Clássicos Zahar, tradução Maria Luiza Borges)


A Bela Adormecida, Capinha Vermelha, As Fadas, O Gato de Botas, Barba Azul, Pele de Asno, A Gata Borralheira, Pequeno Polegar, entre outras. As duas coletâneas reúnem algumas das histórias mais conhecidas de Charles Perrault.


Leia também:

Comments


bottom of page